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O QUE FIZEMOS:

Rebranding

Identidade Visual

Wayfinding

Retail Design

EQUIPE:

Átila Franco,

Cláudia Pisco,

Daiana Tussi,

Daniela Lompa Nunes,

Douglas D´Agostini,

Eduardo Lanius,

Everton Takahama

Gabriela Gonzales,

Gustavo Bassani,

Heloísa Escobar,

José Luís Stroher,

Letícia Antunes,

Maíra Saraiva,

Miguel Casagrande,

Newton Facchini,

Ricardo Lilja,

Ricardo Lompa Nunes,

Richard Koubick, e

Vinícius Nogueira.

CONTEXTO: 

De acordo com o IBGE, o tempo de vida médio de uma empresa no Brasil é de cinco anos. Raras são as empresas com mais de 135 anos de atuação e mais raras ainda são aquelas em propriedade da família fundadora, como a Ferreira Costa, fundada em 1884 por um imigrante português, em Garanhuns, cidade do agreste pernambucano. A Ferreira Costa é a maior rede de Home Centers do Nordeste brasileiro, com lojas localizadas nas cidades de Garanhuns, Recife, Salvador, Aracaju e, desde dezembro de 2019, João Pessoa.

A NOVA MARCA: 

Recebemos da Ferreira Costa o desafio de buscar o seu propósito, em um projeto de reposicionamento da marca que se refletiu numa nova identidade visual e na materialização desse propósito de todos os pontos de contato da marca, principalmente no projeto de sua mais nova loja, em João Pessoa.

A fase de pesquisa incluiu desde uma imersão etnográfica profunda nas origens da empresa até entrevistas e dinâmicas com gestores para a confecção do diagnóstico de branding e retail design, de onde surgiram as primeiras diretrizes. Após essa etapa, realizamos um workshop com o grupo de gestores para a construção conjunta do propósito da marca que, uma vez definido, orientou o redesenho.

A nova marca reflete o novo posicionamento sem abandonar a tradição construída. Foram mantidas a mancha gráfica e a composição original da marca, assim como as cores verde e vermelho, que refletem a origem portuguesa da família. A cor cinza foi utilizada para a composição dos elementos de sinalização e uma paleta de cores secundárias foi criada para dar unidade aos diversos setores da loja.  

A NOVA LOJA:

 O projeto integrado de varejo abordou a sinalização direcional, o visual merchandising e a comunicação promocional da loja, tangenciando a arquitetura, com sugestões de cores, revestimentos e redesenho de equipamentos. Ao mesmo tempo, marcou a transformação digital e a inauguração do e-commerce da Ferreira Costa, contemplando as estratégias de integração das iniciativas digitais à loja física, repensando o processo de retirada dos materiais, a pesquisa digital dentro da loja e a integração das redes sociais na jornada física ao ponto de venda. A nova loja traz a completa tradução do propósito, refletindo a tradição e a cultura da marca em iniciativas físicas e digitais focadas em todos os stakeholders: desde o grupo gestor até os colaboradores e parceiros da Ferreira Costa, além, é claro, do imenso grupo de consumidores e admiradores desta que é uma das marcas mais tradicionais e relevantes do Nordeste brasileiro.​

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