O QUE FIZEMOS:

Pesquisa de jornada de usuário;

Conceito;

Projeto;

Ambientação;

Gerenciamento de obra.

EQUIPE:

Amanda Mendes,

Andrea Menezes,

Átila Franco,

Daiana Tussi,

Douglas D´Agostini,

Eduardo Lanius,

Everton Takahama,

Gabriela Gonzalez,

José Luis Ströher

Letícia Antunes, e

Ricardo Lilja

FOTOS:

Marcelo Donadussi

@donadussi

CONTEXTO: 

Ser pessoas que formam pessoas, com respeito às diferenças e alegria em conviver. Esse é um dos lemas da FMP e o conceito por trás do projeto de ampliação e reforma da Faculdade, desenvolvido pela CDA Design.

 

Fundada em 1983 e com sede no centro histórico de Porto Alegre, a FMP precisava ampliar os espaços de interação e modernizar as salas de aula, sempre com a preocupação de ensinar, mas também acolher os alunos e professores durante a jornada de um dia inteiro na Faculdade.   

 

PROJETO: 

O 11.º andar, com uma vista privilegiada da cidade, foi escolhido como espaço de convivência, focado em áreas coletivas. Nichos com cores vibrantes convidam ao estudo e pequenas reuniões, enquanto um grande espaço central cria um ambiente mais informal, com sofás e pufes modulares, palco para apresentações, locais de descanso e contemplação da vista.

 

A reforma do espaço de prática e ensino, localizado no 10.º andar, foi projetada com foco na inovação. Telas interativas, a criação de um laboratório de informática e um tribunal didático favorecem a troca de conhecimento, prática da profissão e capacitação dos alunos.

 

Toda a comunicação do projeto foi elaborada de forma a inspirar o pensamento. Os móveis se adaptam às áreas de uso - enquanto as salas de estudos e restaurante contam com assentos e móveis mais estruturados, as áreas de relaxamento e diretório possuem pufes e sofás macios, tablados e almofadas. A modularidade dos assentos permite que os alunos modifiquem e adaptem o ambiente, apropriando-se do local, onde a vegetação auxilia na sensação de conforto e acolhimento que foi planejada.

 

Hoje, as novas áreas de convivência e estudos são espaços importantes de integração da FMP. Procurando fugir da formalidade de uma faculdade de direito, os espaços ganham contornos inovadores e permeáveis, contribuindo para o bem estar e crescimento do aluno de forma global.

PROJETO PREMIADO NO BRASIL DESIGN AWARD 2019

CDA DESIGN © 2020   |    TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.