O QUE FIZEMOS:
Consultoria de premissas estratégicas do projeto;
Estratégia de posicionamento;
Pesquisa e diagnóstico de branding;
Criação da estratégia da marca e naming;
Criação da Identidade Visual;
Call to action do posicionamento da empresa;
Identidade visual e comunicação do aplicativo
Desenvolvimento dos pontos de contato físicos;
Desenvolvimento de pontos de contato digitais;
Brandbook.
EQUIPE:
Átila Franco,
Augusto Mattos,
Carlos Eduardo Novaes,
Eduardo Lanius,
Fabio Bernardi,
Gregório Leal,
José Luis Ströher,
Lara Picolli,
Miguel Casagrande,
Newton Facchinni,
Ricardo Lilja, e
Ricardo Lompa Nunes.
FOTOS:
Christiano Cardoso
@christiano.cardoso
Tiago Trindade
@tiagotrindadebr
CONTEXTO:
Desde junho, com o lançamento experimental do aplicativo Grilo Mobilidade, Porto Alegre passou a contar com uma opção inovadora e divertida de mobilidade urbana. Grilo é uma inusitada plataforma digital, de mobilidade e mídia, que permite corridas de curta distância com sustentabilidade, segurança e economia. Em um momento em que o mundo se volta para a ecologia como fundamento de vida, os carros elétricos, silenciosos e não poluentes, passam a ter importância crescente, e Grilo Mobilidade veio para contribuir com seu propósito de inclusão, acessibilidade e praticidade.
Reimagine a mobilidade, verdadeiro mantra que traduz o posicionamento da empresa, traz um jeito mais seguro, divertido e eficiente de transporte urbano, substituindo com vantagens bicicletas e patinetes. O impacto positivo do projeto começou no lançamento, com o transporte grátis para idosos e usuários com restrição de mobilidade, além de buscas de doações de alimentos e roupas, resgatando a solidariedade como um valor fundamental.
A dimensão de um Grilo é 60% de um carro compacto, com capacidade para condutor e dois passageiros, contribuindo para a redução dos engarrafamentos e de emissões. Seu tamanho permite acessar facilmente os usuários, inclusive com guarda-chuvas a bordo para facilitar o embarque de clientes. Até mesmo a seleção dos condutores leva em conta um perfil empático, solidário e proativo.
A frota de Grilos 100% elétricos, com cabine fechada e bateria de lítio, muito segura e econômica, reforça o sonho dos fundadores da empresa, através de um meio de transporte urbano sustentável, silencioso, divertido e ecológico.
Reimagine a mobilidade e venha dar uns pulos por aí com o Grilo.
PROJETO:
Todo o projeto de branding imaginado começou com a utilização de ferramentas avançadas de planejamento e estratégia que permitiram a validação do nome, o desenvolvimento de um key visual coerente com o propósito, o desenho vintage da marca e até mesmo o recurso do audiobranding, com o simpático som da estridulação do grilo quando é acessado o aplicativo.
A identidade gráfica do Grilo foi pensada dentro de um conceito vintage, com cores vibrantes e veganas, traduzida em um traço gestual cursivo e com a utilização de elementos de apoio, como um triciclo estilizado para o percurso no aplicativo. O nome Grilo, criado pelo fundador e consolidado nos estudos de aceitação realizados, está apoiado em valores básicos da empresa, valores estes que conduziram todo o processo de desenho da marca: oferecer um meio de transporte urbano que exceda os padrões atuais de uma empresa de mobilidade, com sustentabilidade e empatia.
A partir das definições estratégicas da marca e seu posicionamento, imaginamos cada triciclo elétrico como um grande difusor da marca nos centros urbanos, possibilitando visibilidade e aderência ao projeto. Desenvolvemos a identidade visual desse importantíssimo ponto de contato para identificação imediata da empresa e das informações de acesso ao aplicativo, inclusive com a homologação de fornecedores.
Nossa identificação com o projeto, fundamentado em fortes valores que defendemos, como a sustentabilidade, a empatia e a solidariedade, reforçou nosso entusiasmo e nossa parceria com a Grilo Mobilidade.
Longa vida aos Grilos!