top of page
logo_cda_design.png
ferreiracosta_banner.jpg

Rebranding e design de loja Home Center Ferreira Costa

Ferreira Costa

Brasil

Apresentação

Em um país onde a maioria das empresas fecha as portas em até cinco anos, a Ferreira Costa é uma exceção admirável. Fundada em 1884 por um imigrante português em Garanhuns, a marca segue até hoje sob o comando da família fundadora e é a maior rede de home centers do Nordeste, com unidades em Garanhuns, Recife, Salvador, Aracaju e João Pessoa.

ferreiracosta_instalacao.jpg

Recebemos o desafio de traduzir essa trajetória centenária em um novo posicionamento, por meio da revisão de identidade e da materialização do propósito da marca em todos os seus pontos de contato.

Desenvolvimento

O trabalho começou com uma imersão profunda na história da Ferreira Costa, aliando pesquisa etnográfica às entrevistas e dinâmicas com lideranças. A partir do diagnóstico de branding e retail design, realizamos um workshop com os gestores para a construção colaborativa do novo propósito – base fundamental para o redesenho da identidade e da experiência de marca.


A nova marca mantém os elementos que carregam sua herança portuguesa, como a mancha gráfica, o verde e o vermelho, e incorpora novos códigos visuais que expressam sua evolução. A cor cinza passou a compor a sinalização da loja, e uma paleta secundária foi desenvolvida para organizar e dar unidade aos diferentes setores.

ferreiracosta_interna.jpg

Na nova loja de João Pessoa, esse reposicionamento se traduz em um projeto de varejo integrado. A proposta contempla sinalização, visual merchandising, comunicação promocional e também influenciou arquitetura, equipamentos e materiais. A transformação digital também faz parte dessa nova fase: e-commerce, integração dos canais, pesquisa digital no ponto de venda, retirada de produtos e conexão com redes sociais foram pensados para alinhar tradição e inovação, sem perder a essência da marca.

Conclusão

A nova identidade e o projeto de loja marcam uma nova fase para a Ferreira Costa, reafirmando seu compromisso com a tradição, mas com os olhos voltados para o futuro. A marca ganhou ainda mais coerência e força, consolidando sua posição como referência regional e nacional, ao mesmo tempo em que se moderniza para continuar encantando clientes, colaboradores e parceiros em todos os seus pontos de contato.

ferreiracosta_brand.jpg
bottom of page