O QUE FIZEMOS:
Criação do conceito;
Criação do mobiliário;
Detalhamento do espaço;
Gerenciamento de produção e execução.
EQUIPE:
Átila Franco,
Daiana Tussi,
Daniel Weber,
Douglas D´Agostini,
Lis Lagoas de Paula,
Lucas Rocha, e
Ricardo Lompa Nunes.
Contexto: O Pier X, espaço temporário localizado no Shopping Iguatemi Porto Alegre, foi o primeiro marketplace phygital do Brasil. O conceito phygital, de integração dos ambientes físico e digital, e a jornada de consumo sem fricção foram os pontos de ancoragem do espaço. Para possibilitar esta experiência, o PierX atua sem vendedores ou caixa de pagamento. Todo o consumo ocorre através de um aplicativo e a entrada para esse ambiente digital se dá através de um ATM da Saque e Pague.
O desafio da CDA foi criar um mobiliário de uso temporário para integrar o ATM Saque e Pague à ambientação do Pier X, criando ao mesmo tempo um espaço receptivo onde as pessoas pudessem ter um primeiro contato com a marca e com o conceito do espaço, acessar o WIFI e baixar o aplicativo, iniciando sua experiência. Localizado na chamada zona de crepúsculo e tendo de abrigar um equipamento de grande dimensão, uma das prerrogativas do projeto foi a de privilegiar a posição do ATM em relação à sua acessibilidade ao público e manutenção, assim como aos principais eixos visuais do espaço.
Observando o key visual proposto pelo Pier X, com a utilização de parede verde, o uso de elementos naturais e de uma paleta de cores neutras na sua materialidade, nosso projeto foi desenvolvido. Para demonstrar leveza, dinamismo, ao mesmo tempo em que aconchego e conforto, o design paramétrico foi usado. Pranchas de madeira crua foram sobrepostas e intercaladas por outras pretas, em uma peça de formato fluido que abraça o ATM. O traçado gestual e orgânico, sem arestas, cria uma sensação de aconchego ao mesmo tempo em que se diferencia do mobiliário básico do Pier X, que tem uma linguagem ortogonal e minimalista.
Projeto premiado no Brasil Design Award 2018