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WALK THE LINE: NOVO LOGOTIPO E CAMPANHA JOHNNIE WALKER


Fabricado primeiro por John “Johnnie” Walker na década de 1820 em sua própria mercearia na cidade de Kilmarnock, Escócia, e depois engarrafado e distribuído em maior escala por seu filho e neto, Johnnie Walker está presente em 180 países e é o número um em vendas de uísque escocês em todo o mundo.

Em setembro deste ano a Jhonnie Walker lançou sua campanha global, criada pela Anomaly e ativada simultaneamente em 50 países. A maior campanha desde o advento da assinatura “Keep Walking” em 1999. Meses antes, em fevereiro, a marca adotou novo símbolo e logotipo – desenhado pela Bloom London em colaboração com o ilustrador Garry Redford – e que passou quase que despercebido.

O Brand New, site especializado em análise crítica de identidade visual, resgatou os dois projetos na semana passada e fez apontamentos interessantes. Confira os destaques abaixo e a análise na íntegra aqui.

O novo “Striding Man”

A imagem do Striding Man de Johnnie Walker está entre os ícones de marca mais reconhecidos do mundo e, sendo fiel ao espírito “Keep Walking”, também deve evoluir com o tempo. A nossa nova expressão deste símbolo internacional do progresso acrescenta novos elementos mas o preserva aindareconhecível. O novo visual foi inspirado pelo eterno carisma, charme e elegância do cavalheiro. Trabalhamos com ilustrador Gary Redford, cujo estilo atemporal é o ajuste perfeito para a marca. Os detalhes conferiram uma personalidade sedutora ao ícone histórico. (Apresentação do projeto pela Bloom London)

 

_A evolução do Striding Man

 

_O Striding Man antes e depois

 

_Detalhes do logotipo

 

Brand New: O andarilho de Johnie Walker é um dos mais emblemáticos logotipos relacionados à bebida e juntamente com a assinatura torna a marca memorável e dinâmica. Tendo em vista o projeto ornamentado e detalhado das garrafas e caixas da bebida, o novo logotipo se encaixa muito melhor. Existe uma antipatia pela ilustração mais detalhada, favorecendo a versão abstrata. Mas a nova versão é melhor e diferente das anteriores pelo realce no braço direito, a boa renderização e atribuição de grande parcela de personalidade em formatos pequenos. A mão esquerda, tocando o chapéu, é uma suave evolução ao gesto de outrora. O uso da fonte serifada também é muito boa, adicionando um toque de sofisticação. As aplicações são muito simples, trata-se apenas de colocar o logotipo em dourado, preto ou branco em cima de formatos mais extravagantes.

_Algumas das aplicações

 

_Embalagens com o novo logotipo

 

A nova campanha

“A alegria levará você mais longe” (Joy Will Take You Further) é uma evolução da famosa campanha “Continue Andando” (Keep Walking) e representa uma nova perspectiva sobre o progresso pessoal, o que vem definindo a filosofia da marca por mais de 15 anos e ajudou a Johnnie Walker a se tornar a marca mais valiosa de bebidas destiladas do mundo. Com base em novas percepções sobre como o sucesso é visto pelos consumidores hoje, ela promove o conceito de que a alegria pode ser um catalisador do progresso que eles buscam e objetiva gerar uma mudança positiva de cultura, ao promover e encorajar a ideia de que encontrar a felicidade durante a jornada faz parte da receita de sucesso. (Divulgação da campanha pela Jhonnie Walker)

_A felicidade faz parte da jornada

 

Brand New: Por mais estranha que pareça a combinação, o Sans Serif itálico funciona bem com o novo Stridring Man nas peças da campanha, embora funcione muito melhor em uma única cor, como nas fotografias, do que na combinação amarelo e branco. A tipografia cria uma estética jovem, vibrante e inesperada, que complementa as personalidades excêntricas das celebridades escolhidas para representar a marca. Como um todo, a campanha parece bem pensada, e mesmo em grande escala, contém um toque de autenticidade que mantém a Johnnie Walker no topo das marcas de uísque escocês.

_A campanha inclui estrelas do mundo do esporte e entretenimento – como o campeão de Fórmula 1 Jenson Button, o ator indicado ao Oscar Jude Law, o ator chinês Zhao Wei, a banda de rock norte-americano OK Go e a supermodel mexicana Montserrat Oliver – ao lado de um elenco de empreendedores extraordinários que compartilham a opinião de que a felicidade é um combustível para o sucesso.

 

Peças da campanha

 

*Imagens e informações via Brand New.

** Confira o vídeo da campanha “Joy Will Take You Further” aqui.

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