Propósito no varejo e o reposicionamento da Agafarma

Na NRF 2019, temas como novas tecnologias, ferramentas e plataformas de interação com consumidores dominaram mais uma vez o cenário. Chamou atenção que, pelo segundo ano consecutivo, e neste 2019 com muito mais força, os assuntos mais quentes giraram em torno da humanização da relação entre marcas e pessoas: uma aproximação que se dá através da definição, por parte das organizações, de um propósito verdadeiro e inspirador, capaz de fazer a marca ser e permanecer relevante aos seus públicos, mesmo em um ambiente complexo e volátil.

Na CDA, o tema propósito frente aos negócios é encarado com muita seriedade. Assim, definimos o nosso propósito: criar para transformar. Utilizar nossos projetos como vetores de desenvolvimento das relações entre marcas, pessoas e comunidades. Desde então, o propósito das organizações para quem trabalhamos é o principal drive de nossas criações, seja uma identidade de marca, um material de PDV, uma ação digital, uma embalagem ou mesmo um espaço físico. O propósito guia nossas ações e nossos projetos.


No início de 2018, recebemos da Agafarma o desafio de buscar seu propósito em um projeto de reposicionamento da marca que se refletiu em uma nova identidade visual e na materialização de todos os seus pontos de contato, principalmente no novo projeto de loja.



A Agafarma é uma rede de mais de 500 farmácias que deixaram de ser concorrentes para apostar na cooperação, criando a primeira associação do setor no Rio Grande do Sul. Essas lojas têm à frente os proprietários, muitos deles farmacêuticos, e estão localizadas em quase todas as cidades gaúchas. É uma marca popular, destinada a pessoas que, quando precisam de cuidados, sofrem nas filas da rede pública de saúde. Em pouco mais de duas décadas, os associados da Agafarma construíram juntos uma estrutura sólida, percebida por sua eficiência, com laboratório e distribuidora próprios. Porém, sem um posicionamento claro para comunicar. Ao trabalho...


Após uma profunda imersão no ecossistema da Agafarma e no mercado, o diagnóstico demonstrou que a concorrência estava posicionada, de um lado, entre bem-estar e beleza, e, de outro, no preço baixo. Ninguém falava em saúde. Olhando este quadro através dos valores e atributos da Agafarma, de proximidade e atenção, ficou claro o caminho do posicionamento: focar na saúde das pessoas.


O símbolo da rede já era um coração, e foi natural definir o posicionamento da marca, uma rede de farmácias próxima, que acolhe as pessoas e cuida da sua saúde: “Agafarma cuida da sua saúde, cuida com o coração”. No redesenho da marca, o coração do símbolo ganhou mais visibilidade, reforçando o posicionamento: “Cuida com o coração”.


Na loja-padrão foi criado um espaço especial para o atendimento individualizado na prestação dos serviços de atenção farmacêutica, o Espaço Clínico. A criação deste espaço e o investimento da rede em especializar seus farmacêuticos numa pós-graduação em clínica farmacêutica são algumas das ações geradas a partir da diretriz do seu propósito de foco na saúde.


Fechamos o ciclo virtuoso da marca através da extração de um propósito verdadeiro e inspirador, um posicionamento único e autêntico para uma marca que presta um serviço relevante à sociedade através de seu principal ponto de manifestação: a sua rede de farmácias.

Para mais informações sobre o projeto acesso aqui.

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