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O futuro do pretérito

Vimos há alguns meses a compra de uma loja de 193 anos por parte de uma startup de 7 anos. Sinal dos tempos? Com certeza, mas que sinais exatamente são estes?

A Le Tote é uma empresa de aluguel de roupas femininas on-line nos Estados Unidos e nasceu a partir de um modelo disruptivo, de caixa de assinatura. Foi fundada em 2012 por Brett Northart e Rakesh Tondon. Em 2019, Le Tote adquiriu a Lord & Taylor, uma tradicional cadeia de lojas de departamentos fundada há 193 anos.

Lord & Taylor 5th avenue NYC

De acordo com a Bloomberg, Rakesh Tondon, CEO da Le Tote, disse que deseja integrar os dois negócios rapidamente. Os clientes da Le Tote terão acesso a cerca de 500 marcas, incluindo categorias que não podem encontrar atualmente, enquanto os compradores da Lord & Taylor terão a chance de alugar roupas.

Le Tote

Esta compra é realmente um sinal dos tempos, e, acredito, temos aqui três grandes confirmações ou aprendizados:

#01) o acesso está substituindo a posse.

Estamos vendo o sucesso de um negócio de aluguel de roupas sobre diversos negócios de venda. Assim como em outros setores, como o automotivo, o imobiliário e a hotelaria, o acesso aos produtos se tornou mais importante do que a posse.

De acordo com números da Reuters, citados em um report da WSGN, o mercado de aluguel de roupas deve crescer a uma taxa anual (CAGR) de 10,76% entre 2018 e 2023, e movimentará cerca de US$ 1,96 bilhões nesse período, um crescimento de US$ 1,18 bilhões em relação a 2018.

De acordo com o report “A economia da locação: principais estratégias de varejo” disponibilizado pela WSGN, os millenials, ou mesmo a Geração Z, são bastante sensíveis ao apelo de renovar o guarda-roupa sem ter de fazer um grande investimento. Corroboram esta tese o sucesso da Rent the Runway, proprietária da maior lavanderia do mundo, e o recente anúncio do início da venda de roupas usadas pela Macy’s.

Lavanderia Rent the Runway

#02) espaços de marca são fundamentais para a experiência do consumidor.

Já falamos mais profundamente sobre este ponto no artigo Retomada do Varejo Físico, publicado neste blog. Uma iniciativa notável neste sentido é a recente pop up da Louis Vuitton + Virgil Abloh. Aqui na CDA, temos trabalhado com o conceito de PDVE: ponto de venda e experiência.

Luis Vuitton by Virgil Abloh

#03) tradição e confiança são importantes, mesmo para os millenials.

No mundo volátil e ambíguo em que vivemos, a descrença no futuro é cada vez maior. Neste cenário, buscamos naturalmente a lembrança de um tempo em que convivíamos com mais certezas. Isso explica uma série de eventos, como a recente ascensão do conservadorismo em muitos países.

O CEO e fundador da Le Tote, Rakesh Tondon, disse à CNN: “Estamos empolgados em reunir a Le Tote com a Lord & Taylor, uma marca famosa que representa qualidade, estilo e serviço há quase dois séculos. Com esta aquisição, continuamos nossa jornada na criação do futuro do varejo”.

Na introdução do ensaio Retrotopia, publicado postumamente, Zygmunt Bauman identifica uma “epidemia global de nostalgia” que, nas palavras de Svetlana Boym, citada por ele, se caracteriza por “um desejo ardente de comunidade num mundo fragmentado” e pode ser encarada como “um mecanismo de defesa numa época de ritmos de vida acelerados e sublevações históricas”.

Segundo Bauman, a epidemia global de nostalgia substituiu uma epidemia frenética de progresso na “prova de revezamento da história”. Assim, não será surpresa assistirmos a outras operações como esta num futuro próximo. Quer entender um pouco mais sobre o futuro e o passado do varejo? Venha conversar com a gente.

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JOSÉ LUIS STRÖHER

Diretor de criação e produção gráfica, responde pelas áreas de comunicação no ponto de venda e branding da CDA.

Os artigos apresentados e assinados não refletem necessariamente a opinião da CDA Design, mas demonstram a diversidade de ideias que respeitosamente defendemos.

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