Retail design da loja Maze: conheça 4 conceitos aplicados ao projeto

O retail design, ou design de varejo, é uma prática que, em uma definição resumida, se propõe a projetar espaços de forma a promover uma jornada de compra agradável e uma experiência de marca nos canais físicos.

Assim, no processo de concepção dos espaços comerciais, o retail design reforça a identidade da marca. A valorização e otimização de ambientes, criados por meio de conceitos únicos, é o que diferencia uma loja. E por isso também é o que proporciona momentos de encantamento do cliente.

Nesse tipo de projeto, é fundamental realizar uma imersão na história da marca e investigar seu propósito. Essas informações, somadas à pesquisa de tendências de consumo, são da mesma forma imprescindíveis na criação do espaço físico. Partindo desse raciocínio, vamos falar hoje sobre algumas das etapas do projeto de retail design que desenvolvemos para a Maze e quais as tendências que nos guiaram no processo.

CONCEITOS QUE NORTEIAM O RETAIL DESIGN DA MAZE

No projeto de retail design da loja Maze, trabalhamos com quatro conceitos principais: pertencimento, conexão, liberdade e exclusividade.

1) A ideia de pertencimento deu origem a um projeto com identidade própria e diferenciada para a loja, e que ao mesmo tempo é atemporal e fiel ao estilo da cultura sneaker, criando uma conversa muito alinhada com o fiel seguidor da marca;

2) A conexão sugere um ambiente que traz memórias e conta a história do estilo de vida do público, ao mesmo tempo que inspira a curadoria de produtos. Materiais como aço inox e pedra criam a atmosfera das ruas e se conectam com a linguagem urbana de Nineties Skate Culture - onde a cultura, a música, os formatos e as inspirações da moda de rua passam a olhar para as referências da cultura skate da década de 90;

3) A concepção de liberdade se traduz na busca pelo conforto visual, praticidade e flexibilidade das lojas. A versatilidade da loja propicia processos de colaboração entre marcas reconhecidas pelo público, além de permitir que acompanhe a velocidade e a interação necessária off/online dos internet drops nos constantes lançamentos. Dessa forma, as cores neutras, linhas retas, pé-direito alto e sem bloqueios visuais, convergem para o protagonismo dos produtos;

4) Por fim, o conceito de exclusividade inspira a exposição de produtos raros e colecionáveis e dialoga com o conceito de internet drops, com lançamentos de edições limitadas e exclusivas que se esgotam rapidamente. Artistas como Demna Gvasalia (Vetements) e Virgil Abloh (Off-White) rompem definitivamente a barreira do streetwear no mercado de luxo e despontam como porta-vozes do estilo Luxury Fashion. As marcas do streetwear e todo conceito que as sustentam - como o graffiti, a street e a toy art, a música da rua e o skate - tornam-se referências de moda.

PESQUISA DE TENDÊNCIAS NO RETAIL DESIGN

Para chegarmos nos conceitos que listamos acima, nossa pesquisa teve início em 2019, quando nossa equipe foi desafiada a atualizar o projeto de retail design das lojas Maze. O objetivo era melhorar ainda mais a experiência de compra, considerando as mudanças de comportamento do segmento e da jornada de consumo phygital.

Com efeito, a primeira etapa do projeto foi uma profunda imersão na marca e em suas principais parceiras, no segmento e em outras inspirações.

A MARCA MAZE E A CULTURA SNEAKER

A Maze é uma das sneakers stores pioneiras de São Paulo. Foi inaugurada na Rua Augusta em 1995, e hoje possui uma rede de outras 15 lojas físicas, distribuídas em três Estados brasileiros. Além de uma robusta operação online.

O nome Maze e seu conceito foram inspirados nas palavras amaze e amazing, que significam "surpreendente”, ou seja, o objetivo da loja é superar expectativas.

A marca é revendedora exclusiva e oficial, no Brasil, das melhores linhas de Streetwear & Skateboard do mundo. E também é referência e destino nos lançamentos mundiais dos mais limitados sneakers.

Embora sneaker seja um termo em inglês que significa "tênis", a palavra é mais utilizada para se referir a modelos urbanos, em especial aqueles com design diferenciado. Portanto, muitas coleções de sneakers são lançadas em parceria com atletas, artistas e até mesmo outras marcas. O Nike Air Jordan, lançado em 1984, por exemplo, bateu recorde de vendas. Além de desencadear a cultura sneaker e ainda revolucionar o marketing esportivo.

Assim, as sneakers stores surgiram para atender à demanda crescente dos sneakearheads - um público apaixonado que coleciona tênis e não poupa esforços para conseguir o par que deseja.

Entender todo esse cenário foi fundamental para criarmos um projeto de retail design que atendesse às expectativas do público MAZE.

Esses são alguns detalhes de como funcionam as etapas do nosso processo de criação. Quer saber mais sobre a nossa atuação na arquitetura comercial? Entre em contato conosco e conheça todas as possibilidades que a CDA Design oferece para os espaços de varejo da sua marca!

CDA DESIGN

Conectamos pessoas e marcas através de experiências memoráveis.

Oferecemos resultados somando o design combinado com estratégia, criatividade e tecnologia juntamente com capacidade de execução em todos os ambientes.