Uma marca para nossa Porto Alegre



Quem nunca viveu a experiência de não saber o que responder quando um amigo de visita pergunta o que fazer em Porto Alegre? Temos muita dificuldade de definir, de dar razões às pessoas para que se interessem pela cidade.


Uma pesquisa recente do Sebrae apontou que o Aeroporto Salgado Filho é o mais movimentado entre os estados do Sul. Mas os dados também mostram que as pessoas não permanecem na cidade e conclui que ela tem servido de hub de passagem para outros destinos turísticos.


Porém sabemos que Poa tem muita história, cultura e lugares tão interessantes quanto outras cidades muito frequentadas. E está vivendo um momento importante se mostrando um dos principais hubs de inovação do país.


Foi pensando em como ajudar a dar visibilidade para a cidade que um grupo de empresas de design iniciou em 2018 um projeto voluntário para desenvolver uma estratégia de marca para Porto Alegre. Este projeto se tornou ação do Pacto Alegre pela aderência com um dos seus principais desafios: melhorar a imagem da cidade.


Pelo mundo muitas marcas de lugar ajudaram a transformar realidades. Nova Iorque na década de 60 sofria com o excesso de violência e grave crise financeira, quando contratou uma campanha para alavancar o turismo e os negócios. Surgiu assim uma das marcas de cidade mais reconhecidas até hoje, I Love NY. Criada pelo designer Milton Glaser, ela gerou todo um movimento que consolidou a cidade no mapa dos principais destinos turísticos do mundo.


Uma cidade para se desenvolver e conseguir lidar com todo tipo de mazelas sociais precisa se posicionar de forma contemporânea no cenário internacional. Uma boa reputação traz orgulho aos moradores, atrai visitantes e investimentos gerando assim oportunidades e prosperidade para a população local.



Com o objetivo de destacar Porto Alegre, temos trabalhado quase 4 anos contando com a colaboração voluntária da comunidade do design, inovação e muitos atores que participam do Pacto. Um trabalho participativo, orgânico e de profundo aprendizado para os envolvidos.


Foram criadas três versões de marca que foram levadas para uma escuta pública. O resultado da marca escolhida por mais de 10 mil pessoas foi anunciado no último dia 17/2. A partir da Marca de Poa e sua identidade visual estão sendo planejadas uma série de implantações ao longo do ano que irão gerar boas experiências pela cidade.


O Pacto Alegre tem na sua gênese a colaboração. Nosso desejo é que a marca seja o símbolo deste momento especial pelo qual estamos passando, amadurecendo enquanto cidadãos. É usar a marca como símbolo de um momento de fortalecer laços comunitários. Não é sobre uma marca mas sobre a forma de nos relacionamos entre nós mesmos e com a cidade.


Observando a natureza compreendemos que os ecossistemas que prosperam são aqueles que colaboram. Acreditamos que, juntos, podemos criar uma cidade muito mais inclusiva, próspera e acima de tudo, mais alegre.


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DANIELA LOMPA NUNES


Fundadora da Purpous Marcas com Alma. Especialista em Branding e Design. Consultora de negócios conscientes e pesquisadora em design de culturas regenerativas



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