Quem possui nossos pensamentos?
Podemos reivindicar a propriedade completa de nossos pensamentos? Ou nossas ideias, opiniões e, consequentemente, nossas ações como...
O futuro do pretérito
Vimos há alguns meses a compra de uma loja de 193 anos por parte de uma startup de 7 anos. Sinal dos tempos? Com certeza, mas que sinais...
Será apenas coincidência ou uma tendência de expansão da consciência
“O mundo está cheio de coisas óbvias que ninguém, de forma alguma, observa.” Sherlock Holmes (Arthur Conan Doyle) Elementar ter aprendido...
O millennial de 60 anos
Um dos grandes desafios do design é estabelecer uma experiência coerente dos consumidores atuais nos ambientes físicos e digitais,...
Arte ou experiência?
Estamos falando de 2019, quase 2020, a era do piscar de olhos, descartável, da arte como experiência por um dia, ou por uma vida inteira....
Marcas em tempos de fúria
Por muitos anos, a crença comum era de que os conflitos eram eventos isolados em sociedades harmoniosas. Atualmente, no entanto,...
Amazon e a reinvenção da Mesbla
Com a compra da Netshoes pelo Magazine Luiza, o modelo de negócios Magalu parece estar se aproximando do modelo Amazon, que começou...
Consumo e culpa
Lidar com a culpa sempre foi um problema central para a humanidade, pois cada escolha implica uma renúncia, e não raras vezes escolhemos...
Propósito no varejo e o reposicionamento da Agafarma
Na NRF 2019, temas como novas tecnologias, ferramentas e plataformas de interação com consumidores dominaram mais uma vez o cenário....
Nunca mais atualizo meu PPT
Para uma palestra no Festival da Transformação, em novembro de 2018, montei um PPT para guiar minha fala sobre branding essencial. Essa...